Business Strategy Consulting

O sucesso empresarial decorre da capacidade das organizações de anteciparem necessidades de mudança, mas também das competências e conhecimentos dos seus colaboradores.

A estratégia, nos negócios é uma adaptação da estratégia militar. A sua função é conceber um plano que garanta que a empresa atinge os seus objetivos. No caso da guerra, o principal objetivo é vencer o inimigo. No caso dos negócios, é ser lucrativo e ser melhor que a concorrência. No entanto, as empresas têm vindo recentemente a adaptar outros objetivos estratégicos, como a sustentabilidade e a ética.

Definir a estratégia é um processo difícil e que obriga a uma reflexão profunda. A empresa terá de fazer algumas escolhas quanto à forma como vai atuar no mercado. Sendo o mercado por natureza dinâmico, existe uma infinidade de caminhos que a empresa terá de analisar e escolher o que mais lhe interessa. Além disso, tem de ser suficientemente flexível para se adaptar a um mundo em constante evolução sem perder os seus objetivos estratégicos de vista.

As estratégias de negócios podem ser implementadas de diferentes formas. Por vezes, uma estratégia bem definida não é corretamente implementada. As operações têm um papel fundamental no sucesso da implementação da estratégia. Por isso, as empresas decompõem os seus objetivos estratégicos em objetivos operacionais, atribuindo responsabilidades diretas aos gestores que estão no terreno, como forma de garantir que atuam de acordo com os objetivos estratégicos da organização como um todo.

 

Os objetivos estratégicos também podem ser decompostos em unidades de negócio. Neste caso, a empresa define de que forma vai interagir e competir em cada um dos mercados e linhas de produtos específicos. A estratégia irá definir que produtos vender em que mercados, que necessidade do consumidor vai servir e que vantagens competitivas procurará obter sobre a concorrência.