1 - Quais são as dez coisas mais importantes que um empresário deve saber?

Muitos negócios são criados e prosperam a partir de uma habilidade específica do criador.

Tempos depois, com o crescimento, surgem algumas dificuldades que podem pôr a perder todo o sucesso obtido.

Um caso semelhante é o de alguns profissionais que, por apresentarem um ótimo desempenho, acabam sendo promovidos a funções de complexidade superior e, quando isso acontece, não conseguem apresentar o mesmo desempenho, porque são obrigados a exercer atividades que são desconhecidas para eles.

Um empresário ou dirigente de empresa não precisa saber como fazer todas as atividades importantes em todos segmentos da administração, mas ele precisa saber de tudo um pouco, o suficiente para determinar o que deve ser feito por seus subalternos ou terceiros e para poder avaliar se os resultados obtidos são adequados às necessidades da empresa.

Uma empresa ou profissional são, em muitos aspetos, semelhantes a um corpo humano. São um conjunto cujas partes devem funcionar minimamente bem e em sincronia. De nada adianta ter um coração em perfeito estado se o pulmão não funciona mais. Da mesma forma, não adianta ter uma forte área de vendas se a análise de crédito ou a cobrança são ruins. Não adianta controlar corretamente o fluxo de caixa, pagando rigorosamente em dia aos fornecedores, se os preços são feitos de forma amadora e não propiciam o lucro necessário. Como já dito, é preciso de tudo um pouco.

Afirmar que apenas dez coisas são tudo que um empresário precisa saber para ter sucesso é querer simplificar demais o problema. Entretanto, a experiência comprovada indica que podemos oferecer uma sólida base que facilitará muito a vida das pessoas se lhes ensinarmos um mínimo necessário nas dez áreas que descrevemos abaixo. Junto a essas áreas estão mencionados alguns dos aspetos que elas abrangem.

1.Marketing (produtos, preços, vendas e propaganda).

2. Finanças (análise de investimento, análise de riscos, fluxo de caixa e orçamento operacional).

3.Operações (planeamento de necessidade de materiais, controle de qualidade, administração de estoques, distribuição, análise e solução de problemas).

4.Economia (oferta e demanda, custos de oportunidade, microeconomia e macroeconomia).

5.Contabilidade (métodos contábeis, demonstrativos financeiros, contabilidade).

6. Matemática Administrativa (juros, valor presente, probabilidades, técnicas de previsão).

7. Administração de Pessoas (liderança, motivação, obtenção e formação de pessoal).

8. Ética (comportamento ético, responsabilidade social da empresa).

9.Estratégia (metas, planeamento, análise de concorrência, perspetivas).

10.Comunicação (oratória e técnicas de negociação).

Otimização Operacional:Muitos são os detalhes da atividade empresarial para os quais os diretores não dispõem de tempo e, às vezes, conhecimentos necessários para se conseguir melhorias. A redução de custos, a racionalização de estoques e a organização do trabalho são algumas das tarefas que várias vezes são adiadas por conta do excesso de obrigações no dia-a-dia. Estamos prontos a oferecer-lhe procedimentos detalhados para melhorar estes e outros aspetos importantes do seu negócio.

Financeira: é o coração de todos negócios. A correta avaliação da saúde econômica e financeira da sua empresa é indispensável para sua tranquilidade e progresso. Uma análise dos resultados e das razões que conduzem a eles acompanhados de orientações precisas e claras, além da indicação de pontos de melhoria, podem ser essenciais para a continuidade do seu negócio. Estes são alguns dos serviços que podemos lhe oferecer com segurança.

Gestão de Pessoas: também conhecida por Recursos Humanos ou Administração de Pessoal. Todas as empresas dependem da qualidade das pessoas e do trabalho que estas realizam. Estamos aptos a conseguir-lhe bons funcionários, treiná-los para que atinjam a produtividade necessária, orientar a remuneração e as atitudes exigidas para a manutenção de um ambiente de trabalho que motive a satisfação, tanto do funcionário em relação à empresa, como o contrário, da empresa em relação ao funcionário.

Comercial e Marketing: do ponto de vista operacional, esta é quase sempre uma das áreas mais importantes da empresa. Não adianta ter bons produtos com bons preços se você não consegue colocá-los no mercado e chegar até o cliente. Identificar onde está a clientela, ajudar a fazer estes clientes satisfeitos e fiéis, treinar, orientar e administrar a área de vendas, fazer publicidade, são atividades que nós colocamos à sua disposição.

Criação de Empresas: A grande maioria das empresas acaba antes do quarto ano de vida. Isto acontece principalmente por falta de orientação e planejamento, que deveriam ocorrer antes mesmo de a empresa abrir as portas. Podemos auxiliá-lo na criação de seu novo negócio ajudando-o a obter todas as informações importantes, incluindo definição de produtos, clientes, formas e estratégias de trabalho. Além, é claro, de toda avaliação dos investimentos e das perspectivas de lucro.

Planeamento: É uma atividade essencial para as empresas atingirem o sucesso. Identificar tudo aquilo que desejamos e as formas como vamos atingir os objetivos é uma atividade que antecede e facilita a obtenção dos resultados esperados. Com nossas experiências e técnicas