Formação de Formadores

Ao longo da formação os formandos poderão testar as diferentes modalidades pedagógicas e complementarmente refletir sobre os aspetos teóricos e metodológicos trabalhados.

Cada formando elaborará um Plano de Desenvolvimento (a partir do feedback da autoscopia inicial) que orientará a sua progressão ao longo da formação.

Cada módulo contemplará atividades práticas: momentos de reflexão individuais e em subgrupos; estudos de caso; jogos pedagógicos e role-plays para treino e desenvolvimento das várias competências.

As atividades serão antecedidas de breves exposições de enquadramento e de síntese dos principais aspetos a reter.

Os formandos irão construindo um projeto formativo, no âmbito da sua área de competências, que animarão na fase final.

Objetivos:

  • Avaliar o perfil de formador face ao contexto geral da Formação
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação<
  • Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional.