Formação de Formadores

Ao longo da formação os formandos poderão testar as diferentes modalidades pedagógicas e complementarmente refletir sobre os aspetos teóricos e metodológicos trabalhados.

Cada formando elaborará um Plano de Desenvolvimento (a partir do feedback da autoscopia inicial) que orientará a sua progressão ao longo da formação.

Cada módulo contemplará atividades práticas: momentos de reflexão individuais e em subgrupos; estudos de caso; jogos pedagógicos e role-plays para treino e desenvolvimento das várias competências.

As atividades serão antecedidas de breves exposições de enquadramento e de síntese dos principais aspetos a reter.

Os formandos irão construindo um projeto formativo, no âmbito da sua área de competências, que animarão na fase final.

Objetivos:

  • Avaliar o perfil de formador face ao contexto geral da Formação
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática
  • Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação<
  • Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional.

 

 


O  FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL

  • Formador: Contextos de Intervenção
  • Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo

SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL

  • Preparação e Concretização das Simulações
  • Análise e Projeto de Melhoria

RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA

  • Exploração de Recursos Didáticos
  • Construção de Apresentações Multimédia

PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM

  • Plataformas: Finalidades e Funcionalidades
  • Comunidades Virtuais de Aprendizagem 

COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO

  • Comunicação e Comportamento Relacional
  • Diversidade no Contexto da Formação

METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

  • Métodos e Técnicas Pedagógicas
  • Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada

OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO

  • Competências e Objetivos Operacionais
  • Desenho do Processo de Formação Aprendizagem

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS

  • Avaliação Quantitativa e Qualitativa
  • Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho

SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL

  • Preparação e Concretização das Simulações
  • Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica