Inteligência na Gestão
O papel dos analistas de Inteligência é produzir conhecimentos que permitam ao decisor estratégico e à sua organização antecipar eventos e movimentos, evitar surpresas e reduzir a incerteza na toma de decisões. Para isso direcionaram o seu trabalho elaborando avaliações, estimativas, projeções e alertas.
É importante ressaltar que Inteligência e Gestão Estratégica são processos complementares. Uma orienta o trabalho da outra. Portanto, pode-se dizer que falar em Gestão Estratégica sem Inteligência, para dar suporte e informação a decisores e gestores, é como dirigir à noite, sem faróis.
Pode-se ir em frente por algum tempo, mas certamente a surpresa adiante será inevitável. E ela não será boa.
Objetivos:
- Tornar-se mais competente no seu papel através do uso de ferramentas e processos comprovados.
- Aumentar a sua flexibilidade conhecendo os comportamentos apropriados a cada situação.
- Agir eficientemente através da análise de riscos e problemas.
- Construir boas relações de trabalho.
- Otimizar o seu desempenho e impulsionar o seu desenvolvimento.
Inicio
Conhecer as expectativas do formando e apresentar os objetivos e estrutura do curso.
Ter êxito nos primeiros passos como gestor
- Definir o que está em jogo na sua nova função de gestor.
- Ter êxito nas primeiras etapas da sua nomeação.
- Identificar os princípios-chave da delegação.
Os estilos de gestão
- Diferenciar os vários estilos de gestão.
- Adotar um estilo eficaz e evitar tornar-se ineficaz.
- Adaptar o seu estilo à situação e aos seus colaboradores
Encorajar e manter a motivação da equipa
- Compreender como funciona a motivação.
- Usar as alavancas motivacionais certas.
- Levar a cabo uma delegação motivante.
Competências situacionais do gestor
- Diagnosticar a natureza de um problema.
- Usar os conceitos-base da abordagem sistémica.
- Compreender os diferentes níveis de perceção de uma situação, para agir eficazmente.
Competências relacionais do gestor
- Saber utilizar as ferramentas de informação e comunicação de acordo com a situação e as necessidades da equipa.
- Saber preparar e animar uma reunião.
- Saber preparar e conduzir uma entrevista individual: metodologia e comportamento.
- Gerir situações delicadas.
Competências emocionais
- Compreender como funcionam as emoções.
- Gerir as suas próprias emoções.
- Gerir situações com forte carga emocional.
Seguimento
Apoiar a aplicação dos conceitos e avaliar o processo formativo.