Desenvolvimento de Competências de Coaching

O Coaching é atualmente considerado uma ferramenta fundamental para o Desenvolvimento Pessoal e para a construção de Equipas de Elevado Desempenho.

A Formação em Competências de Coaching dos líderes empresariais constitui, por isso, um investimento de elevado valor acrescentado para a promoção da excelência das pessoas das equipas, nas organizações.

Este curso permite-lhe, enquanto líder, utilizar as competências de Coaching para construir m percurso de desenvolvimento para os membros da sua equipa.

Objetivos:

  • Compreender o que é o Coaching e como aplicar as competências de Coaching para potenciar o desenvolvimento das equipas
  • Reconhecer o potencial de cada elemento da equipa
  • Identificar as suas crenças limitativas na condução do processo de Coaching
  • Conduzir o processo e as sessões de Coaching no contexto do desenvolvimento das pessoas e das equipas.

1- Fazer evoluir o seu papel e gestor: da chefia hierárquica o de líder coach

  • O quê, o porquê e o quando do Coaching.
  • O que é o Coaching?
  • Definições e fundamentos.
  • O significado de ser coach.
  • Definição do Coaching enquanto ação centrada no desenvolvimento dos outros.
  • Líder coach ou (manager coach) uma resposta a novas necessidades.
  • Referenciar os bloqueios às novas práticas.
  • Assegurar a ética nas ações de Liderança/Coaching.
  • Desenvolver uma cultura de Coaching na organização.

2- Os princípios da Liderança/ Coaching

  • Criar um ambiente seguro e desafiante.
  • Trabalhar com a agenda do coachee.
  • Identificar os seus próprios paradigmas e crenças limitativas.
  • Facilitar e colaborar, incentivar a autoconsciência do coachee.
  • Promover a aprendizagem sustentada a partir da experiência.

3- Conduzir o processo a sessão de Coaching

  • Referenciar as competências e identificar o que mobiliza cada colaborador.
  • Reconhecer a importância das Coaching Skills para a melhoria da performance da equipa.
  • O modelo GROW (John Whitmore) aplicado ao contexto das equipas.
  • A estrutura conversacional de acordo com o modelo GROW:
    • Goals – Identificar o objetivo;
    • Reality – definir o starting point;
    • Options – gerar alternativas;
    • Will – a mobilização para a concretização.
  • A importância do feedback: quando e como dar feedback.
  • Facilitar, acompanhar e celebrar os sucessos do colaborador no seu processo de autodesenvolvimento