Liderança e Gestão de Equipas

Liderar pessoas e equipas, gerir as sua expetativas e motivações de forma a obter os melhores resultados, são desafios apresentados às chefias, nas organizações de qualquer dimensão e em qualquer sector de atividade. 

Nesta formação propomos debater e treinar um conjunto de ferramentas de liderança, capazes de proporcionar uma melhoria significativa na condução e motivação das pessoas e equipas.

Objetivos:

  • Desenvolver a sua eficácia de gestão e liderança;
  • Promover a competência e a autonomia das pessoas e equipas;
  • Criar condições que facilitam a motivação;
  • Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores;
  • Experienciar o grau de eficácia de alguns comportamentos de gestão e liderança dos desempenhos, e elaborar um “mapa” os seus pontos fortes e pontos de melhoria;
  • Treinar-se nas principais áreas de gestão das pessoas e das equipas (fixar objetivos, animar e motivar, delegar);
  • Refletir sobre hipóteses de solução e respetivos impactes, para alguns dos problemas reais da gestão de equipas e pessoas.

 Caracterizar o âmbito da gestão e liderança de equipas e pessoas

  • As responsabilidades de gerir e liderar pessoas.
  • A missão, valores, os desafios e cultura da organização.
  • Liderar pelo exemplo, comportamento gera comportamento.
  • Diagnosticar o seu estilo pessoal de gestão e liderança.

Saber como utilizar os estilos de gestão e liderança, de forma realista e adaptada aos contextos e às pessoas

  • Reforçar o seu impacto sobre a envolvente.
  • Como afirmar-se face a diferentes tipos de equipas.
  • Identificar preferências de estilos de gestão e liderança nos seus interlocutores para melhorar o entendimento e a colaboração.
  • Analisar os seus pontos fortes e pontos de melhoria.
  • Partilhar boas práticas e práticas a evitar.

Diagnosticar o grau de competência e autonomia dos colaboradores

  • Diagnosticar as necessidades de evolução das pessoas e das equipas.
  • Organizar o trabalho e facilitar a progressão.
  • Utilizar as entrevistas e reuniões para mobilizar as equipas.

Refletir sobre as motivações

  • Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação.
  • Dar feedback construtivo e melhorar os desempenhos.

Comunicar eficazmente com os diferentes interlocutores

  • Adotar uma atitude positiva e construtiva.
  • Saber escutar e desenvolver empatias.
  • Utilizar argumentos baseados em benefícios, adaptados aos diferentes interlocutores, para transmitir a sua mensagem e obter diálogos mais compreensivos.
  • Usar Clareza, Objetividade e Cortesia.
  • Prevenir e tratar desacordos e conflitos.

Definir um plano de ação das mudanças acordadas

  • Identificar prioridades de mudança relativamente aos objetivos.
  • Reforçar a sua influência.
  • Elaborar o seu plano de ação.